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Tudo sobre Motion Capture - Mocap



Ao mesmo tempo que a captura de movimento é usada para criar movimentos realistas
em personagens de animação, ela também acaba sendo uma forma de se ganhar tempo durante
a produção de Games e Filmes.

Essa é uma técnica que se originou no principio das animações tradicionais.
Sem ter como criar movimentos realistas somente desenhando
os personagens de cabeça, os animadores passaram a filmar pessoas reais encenando oque
estava no roteiro, e então com essas filmagens em mãos, os animadores as usavam como
referencia para criar as animações


 Com o passar dos anos essa tecnologia foi evoluindo
e passou de meros vídeos usados de referência para se criar animações, para algo
totalmente tecnologico.
Hoje em dia a captura de movimento é feita totalmente por computador

ela se divide em em duas etapas a captura de movimento facial, e a corporal

A captura de movimento facial é feita usando uma técnica
chamada de object tracking, esse processo nada mais é doque
simpesmente escanear o movimento de cada pontinho do rosto da atriz
individualmente para depois transferir o movimento desses pontinhos para
os controladores do Rig Facial do personagem 3d e o Rig cuidará de criar as
expressões faciais no personagem seguindo as mesmas expressões da atriz


Ja na captura de movimento corporal esse processo é feito com
roupas especiais, essas roupas possuem varios sensores que calculam o
movimento do ator e repassam quase que instantaneamente para um rig
do personagem 3d e o rig por sua vez como ja mencionado se encarrega
de repassar o movimento a um personagem 3d


Essas são as duas técnicas mais comuns, mas existem algumas outras
com por exemplo a captura por camera onde os atores usando uma roupa
equipada com alguns pontinhos de metal, ficam em um espaço rodeado
por cameras especiais essas cameras se encaregam de calcular a posição
de cada pontinho da roupa no espaço, então esses calculos são enviados
ao computador que faz um calculo do movimento e passa essas informações
ao rig do personagem 3d, o resto vocês ja sabem



Também existe a possibilidade de se fazer isso usando o kinect do xbox
simplesmente usando a camera ele calcula o seu movimento e passa as informações ao Rig.



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