Header Ads

Seo Services

Como Surgiu a Animação

A animação basicamente é uma passagem rápida de imagens
em 2 ou 3D de objetos posicionados de forma
a criar uma ilusão de movimento; muito antes
do uso de papel tradicional, canetas, e qualquer
tipo de brinquedo, massinha etc…

já tinha sido criada uma Animação. A animação
mais antiga foi criada pelos homens das cavernas;
desenhando animais com mais patas do que realmente
tinham, era uma tentativa de mostrar ao próximo
uma idéia de movimento, ao passar uma tocha, criava
essa ilusão, e não somente um desenho estampado.


Após isso, foi achada em uma parede de uma caverna
do Egito uma espécie de estória em quadrinhos, que
era constituída por imagens de lutadores em várias
posições que permitiam imaginar uma espécie de movimento,
ou até mesmo um demonstrativo de golpes ou técnicas que
se usava na luta.


Outra espécie de animação foi encontrada somente em 1970,
e é considerada a animação mais antiga descoberta no mundo
hoje. É um vaso com 5 imagens pintadas, e ao girar o vaso
forma-se uma animação que mostra uma cabra pulando e comendo
uma folha de uma árvore


A animação é uma Ilusão de ótica, ou seja engana o olho
mostrando movimento com imagens que são estáticas.
“A animação em si não pode ser discutida antes de
se entender o funcionamento do olho humano

Thaumatrope
O thaumatrope se constituí por somente duas imagens,
uma com um pássaro e outra com uma gaiola vazia; isso
era desenhado em uma espécie de disco, uma imagem em
cada lado, preso por um fio ou uma madeirinha. Ao girar
o fio ou madeira, era possível ver o pássaro dentro da gaiola.

Thaumatrope

Isso prova que o olho retém uma imagem quando é submetido
a uma seqüência de imagens.

Em 1834, William George Horner criou a Zoetrope
que se constituía por uma espécie de balde ou panela,
(algo cilíndrico) com cortes ao redor das laterais,
(filetes) bem finos, e dentro havia imagens em seqüência
desenhadas nas laterais;


Ao girar o cilindro, o espectador olhava por dentro dos filetes
e via a animação… a cada passada de filete via-se uma imagem
diferente. Essa é outra prova viva de como enganar, de como
iludir o olhar humano. Usando a mesma teoria de William com a
Zoetrope, em 1877 o cientista francês Charles-Emile Reynaud criou
o Praxinoscope , uma versão avançado do Zoetrope porém com espelhos
entre as frestas, podendo-se ver a animação sem tantos “cortes” e pausas.



Com essa evolução de Zoetrope Charles resolveu fazer uma versão maior
para que mais pessoas pudessem ver a animação ao mesmo tempo e no
mesmo local; foi ai que surgiu a Théâtre Optique, um modelo maior
da Praxinoscope, as primeiras animações reveladas a um grande publico,
em 1892.



Em 1868, uma técnica tradicional e usada até hoje foi criada e patenteada
por John Barns Linnet, o Flip Book Trata-se de um livro, ou de várias páginas
juntas, em cada pagina um desenho. Por exemplo, uma bola que bate nos cantos
dos papeis e volta para o meio; na primeira pagina era desenhada a bola no
meio da folha, ao virar a página se desenhava a bola um pouco mais à direita,
até ser desenhada no canto da pagina, e se repete isso até bater no outro lado
da folha. Ao pegar esse livro ou caderno com o polegar, e saltar as folhas
em uma velocidade constante, via-se a criação de uma animação.



Thomas A. Edison foi o criador da câmera fotográfica e do projetor,
e graças a ele, pessoas começaram a fazer animação, de qualquer forma e jeito,
pois, ANIMAÇÃO é nada mais, nada menos que Dar Alma, dar alma a uma coisa que
não tem vida própria, como por exemplo, um fósforo, uma fruta etc… Dessa forma,
passa-se a fazer animação em quase qualquer lugar. Assim como Stuart Blackton em
1906 com o filme “Humourous Phases of Funny Faces” que foi construído com imagens
desenhadas em uma lousa (quadro-negro); ao terminar um desenho, tirava-se foto,
apagava-se e seguia adiante com o próximo desenho, repetindo-se os mesmos passos
ate finalizar a animação.