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Saiba como os personagens de Animações e Games ganham movimento


Para Ganhar Movimento os personagens das animações e dos games
precisam passar por um processo um tanto quanto complicado chamado de Rigging


o video abaixo mostra o resultado final do processo de rigging
onde são usados pequenos pontos chamados de controladores
para criar as expressões faciais de um personagem




mas essa é apenas a interface criada
pelo rigger para que o animador possa animar o personagem sem muita bagunça


o processo de rigging é usado para dar movimento aos personagens 3d,
e esse processo em humanos e animais consiste basicamente de duas etapas:

RIGGING CORPORAL:
processo no qual o artista recria as estruturas osseas e até
musculares dos personagens para que os movimentos fiquem o mais real possivel






E RIGGING FACIAL:
onde o artista cria varias esculturas desse mesmo personagem
com varias expressões, e então ele configura cada uma dessas expressões
para se manifestar em certa parte do rosto do personagem assim que um dos controladores
- escolhido por ele - se movimente, e isso é feito através de programação.
em algumas ocasiões dependendo do projeto a estrutura muscular e ossea facial também
se fará necessaria

depois de tudo isso feito o profissional -Rigger- ainda precisa criar a interface de controle
e esconder toda a estrutura do rigging para que o animador possa dar vida ao personagem
sem muita bagunça como ja mencionado.


E isso é só a parte de rigging de humanos e animais
ja que o rigging em geral se aplica a tudo que tenha movimento
dentro da animação e o rigger tem de criar um tipo de rigging
diferente para cada tipo de objeto, sejam estruturas mecanicas,
objetos inanimados, veiculos até mesmo a câmera que ira renderizar a cena
necessita de um rig.


                                   a interface de controle, são todos esses riscos coloridos que você vê
                                   ao redor dos objetos, movendo cada um deles você faz um movimento
                                   diferente!